sábado, 16 de março de 2013

Como um corretor de imóveis pode atrair clientes


Achei essas dicas super interessantes e muito simples.

"A maioria dos corretores de imóveis entra nesse mercado pensando nos clientes que pode ter e quando faz entre cinco a seis vendas ao mês, já se considera o profissional mais lucrativo do mundo! Entretanto, você sabia que pode otimizar este valor em quase o dobro ou até mesmo o triplo? Não é um sonho, são apenas dicas de pequenas atitudes para você conseguir ser um corretor de sucesso, sem gastar nada mais que a sua inteligência.

O bacana de ser um corretor de imóveis é que todo mundo é um cliente em potencial e muitos sabem disso. Porém, muitos corretores de imóveis podem até ter ideia do número de clientes em potencial a seu redor, mas não sabe como abordá-los e muito menos, como chegar a ter esses clientes em sua carta de vendas e ser bem sucedido. Esperar um milagre ou sair distribuindo panfletos por aí? Não é bem assim. O primeiro passo para o sucesso é fazer com que todos saibam que você é um corretor de imóveis.

Cuidando da imagem de corretor para atrair clientes

Todo profissional tem uma imagem a zelar. Você jamais vai ver um bancário de bermuda e sandália; faz parte do seu modelo de gestão estar bem vestido, pois segundo estudos, passamos confiança em assuntos relacionados a finanças vestindo roupa social. E o que isso tem a ver com um corretor de imóveis? Tudo! A vestimenta diz tudo sobre você, então faça jus a sua profissão e vista-se adequadamente.

De certa forma, um corretor de imóveis não é um simples vendedor, pois seu produto exige um alto investimento financeiro e você poderá ter que enfrentar uma conversa com pessoas de níveis sociais até bem mais altos que o seu. Por isso, procure sempre se vestir de forma social, seja homem ou mulher, com trajes elegantes para uma visita em um imóvel ou mesmo nos fins de semana se o assunto for trabalho. A roupa também é importante para transparecer seriedade, use e abuse disso.


Fale a sua profissão para as pessoas

Não seja o cara chato que em toda festa diz em qual área atua, mesmo sem alguém 
perguntas. Mas tente comentar sobre o seu ramo de negócio e converse como vão as coisas. Uma conversa informal para um corretor de imóveis pode gerar uma venda, nunca se sabe.

Muita gente deixa de vender seus produtos a amigos por simplesmente não comentar onde trabalham. Como as pessoas vão saber que precisam de você se não sabem o que você faz? Apenas tenha bastante cuidado em como irá abordar o assunto, mas não perca a oportunidade de deixar o seu cartão ou seu número de celular sempre quando for possível.

Assine os seus emails de forma profissional

Você imagina o quanto o email pode te ajudar a angariar clientes? Se você já possui um email, apenas assine cada mensagem de forma automática. Exemplo: Luciano Santos, Corretor de Imóveis – SP, Telefone. Simples, não é mesmo? Você pode não dizer a seus amigos e parentes sobre a sua profissão, mas seu email irá fazer o seu contato e cada vez que uma mensagem sua for encaminhada, seu telefone e email irão junto com a sua profissão. Prático, não?

Porém, é importante ressaltar alguns pontos sobre o endereço de e-mail: jamais escolha um nome de usuário engraçado ou com muitas letras e números; mantenha um endereço profissional com nome e sobrenome e se possível, tenha um email corporativo, apenas voltado para a corretagem de imóveis. Uma dica para um endereço de email comercial é prezar pela fácil memorização. O cliente pode esquecer o seu telefone, mas caso o email seja fácil, jamais irá esquecê-lo e já poderá enviar uma mensagem caso tenha interesse em seus serviços.


Crie um site ou blog e ajude o seu negócio a ter mais clientes

Todo mundo em algum momento da vida já fez uma busca virtual procurando por um serviço ou profissional e se seu site estiver online e prontinho, vai ser ótimo para os negócios! Não precisa ser um site para vendas de imóveis online, apenas uma página virtual para divulgar os seus serviços e contatos e assim informar a um futuro cliente que você existe.

Se não tiver dinheiro para criar uma página virtual, uma dica pode ser criar um blog gratuito, como wordpress ou blogger. Escolha um layout simples e coloque seus dados importantes. Pode-se ainda vincular notícias sobre o mercado de imóveis divulgadas em mídia local ou em mídia nacional. Isso irá movimentar o site sempre. Caso possa, coloque também ofertas de casas e apartamentos para alugar ou vender, mas para isso, melhor ter um site bem elaborado, com fotos e informações da edificação do imóvel.

Crie parcerias e aumente a sua carta de clientes

Se não pode com a concorrência, junte-se a elas. Como? Fazendo parcerias. Depois de criar e cativar uma carta de clientes e ter contatos solidificados, comece a criar uma rede de relacionamentos com profissionais de áreas ligadas a sua área de atuação, parcerias por indicação. Para tal, ofereça estímulos como uma comissão por cada indicação bem sucedida, assim todo mundo vai ter um pouquinho de vontade de te indicar.

Alguns corretores fazem parcerias com percentual. A cada compra indicada por alguém, cerca de 0,5% a 1% do valor será do indicador. Parece pouco? Se seu lucro será de 5%, ofereça, no máximo, 1% a quem te indicar. Se sua venda for de R$ 100 mil por um imóvel, seu lucro será de R$ 5 mil e o seu indicador irá levar R$ 1 mil. Isso com certeza será um estímulo para ele, não tenha dúvidas.

Um corretor de imóveis precisa ser inteligente para fazer parcerias e diminuir o seu lucro por venda, pode ser uma boa pedida. Se não achar justo doar um percentual seu, pense da seguinte forma: você está diminuindo o seu lucro, mas sem seu parceiro não estaria levando nada. E esteja sempre aberto a novas ideias, procurando aprender sempre com suas novas parcerias, pegando opiniões de pessoas experientes.

A concorrência pode ser uma boa pedida para te dar ideias de como montar parcerias. Veja como os outros estão fazendo, escute e aprimore a técnica, caso possa. Quem faz melhor sempre sai na frente. "



Fonte/ Imagem: Novo Negócio 

segunda-feira, 11 de março de 2013

Qual o segredo do sucesso ?

Acredito que o segredo do sucesso é : NÃO EXISTE SEGREDO.



Então, porque não faço sucesso ? Porque você faz tudo em segredo. Sua opinião é um segredo, seus sentimentos são segredos, suas visões são segredos, seus desejos são segredos, seus sonhos são segredos.


Pare de se esconder, pare de querer agradar sempre, pare com os medos e a preguiça. FAÇA, TRABALHE, ERRE, SORRIA, AJUDE OS OUTROS, CORAGEM, FÉ, BONDADE. 



Se posicione na vida que a vida se posicionará por você. 

Simples.




Rodrigo Capanema

quinta-feira, 7 de março de 2013

Assim deve ser o Profissional de Vendas no mundo de hoje

O Profissional de Vendas deve ter visão de empresário e agir como tal. É preciso entender que mudanças ocorrem constantemente no mundo, no perfil dos clientes e que hoje o cliente compra solução.




Considere que o mundo (das vendas) de hoje é muito diferente do que foi no passado, por dois motivos principais:

As pessoas tendem a ser mais prudentes ao gastarem seu dinheiro;

Há grande oferta de bens de consumo no mercado, marketing arrojado e diferentes canais de propaganda.

Vender no mundo de hoje é muito mais do que oferecer, entregar o produto e receber o dinheiro; envolve um conhecimento profundo do produto, da empresa e do cliente e é preciso desenvolver relacionamentos duradouros e gerar satisfação para ambos os lados. 

O que fazer para ser um “excelente” Profissional de Vendas no mundo de hoje? Deve-se: 

Fazer o planejamento estratégico pessoal; 
Montar o plano de marketing; 
Organizar a carteira de clientes; 
Aprimorar-se continuamente e 
Valorizar-se, ter postura e atitude de um profissional. 


O Profissional de Vendas deve ser como: 

O pintor, que utiliza um pincel e uma tela para criar uma obra de arte. O Profissional de Vendas utiliza palavras para criar entusiasmo e desejo pelos seus produtos. Isto exige um profundo conhecimento dos produtos/serviços, da empresa, das técnicas de fechamento e, principalmente precisa conhecer o cliente; 

O engenheiro, que cria um edifício começando pela fundação. O Profissional de Vendas utiliza-se dos passos da venda que ajudam a desenvolver um relacionamento com seus clientes, permitindo que sua demonstração transforme clientes em compradores; 

O psicólogo, que incentiva o paciente a falar sobre si mesmo. O Profissional de Vendas deve incentivar seu cliente a falar sobre suas necessidades. 

O artista, que a cada dia se apresenta de uma forma nova e estimulante. O Profissional de Vendas deve estar disposto para apresentar seu produto da mesma forma, como se todos os dias fosse uma estréia. 

E para ser um Profissional de Vendas bem sucedido é fundamental: 

Ter total compreensão do processo da venda: conheçer as pessoas, o produto, a empresa, as técnicas de vendas e, acima de tudo, transmitir confiança; 

Avaliar a forma como se dirige ao seu cliente. Não invada o espaço dele. Estabeleça uma relação de confiança e crie um ambiente favorável a concretização da venda; 

Ouvir o cliente. Estabeleça um diálogo e não um monólogo.Nunca interrompa seus clientes. Enquanto eles estão falando eles estão comprando; 

Ser claro e objetivo; 

Cultivar bons relacionamentos e deixar seu cliente feliz por ter investido tempo na sua visita; 

Ter bons desempenhos, independente de seus problemas pessoais; 

Fazer os clientes gostarem e confiarem em você; 

Não fazer promessas, se as fizer, cumpra e 

Sempre sair disposto a vender. 

No mundo de hoje, o mercado exige o aprimoramento das habilidades e comportamento profissional. É preciso ter entusiasmo (vestir a camisa da empresa), ambição, boa apresentação pessoal, persistência, disciplina, consistência, fluência na comunicação, autocontrole, credibilidade, boa memória e aprimorar-se continuamente. 
É preciso também se utilizar de persuasão e rede de contatos, utilizar estratégias deliberadas para influenciar ou persuadir os outros, utilizar pessoas-chave como agentes para atingir seus próprios objetivos, age para desenvolver e manter relações comerciais. É preciso estar sempre em contato com muitas pessoas: clientes, concorrentes, técnicos, especialistas de diversas áreas etc. Muitas vezes, são pessoas que não estão diretamente ligadas ao seu negócio mas que, a qualquer momento, podem ser muito úteis. Busque manter contato com as pessoas que podem se tornar fonte de informações e/ou soluções para você. 
Mais do que uma rede de contatos, precisa saber convencer as pessoas a fazerem o que ela deseja. Convencer o cliente a comprar mais, por exemplo. 

Ter essa postura em cada visita, esforçar-se em propiciar o melhor atendimento possível, ser profissional, fazer mais e melhor pelo cliente, afinal a pessoa mais importante do seu negócio é o cliente. 






Fonte/Imagem: CATHO EDUCAÇÃO EXECUTIVA - Cursos Online, Cursos executivos, Cursos de formação, MBA, MBA Online, Artigos