sexta-feira, 7 de maio de 2010

BAIRRO BELVEDERE



A região onde hoje se localiza o Belvedere, bairro da região Centro - Sul, era conhecida como Lagoa Seca e pertencia a João da Costa Torres. Estas terras faziam parte da Fazenda Capão Grande. A origem do bairro remonta aos anos 70, quando elas foram loteadas e vendidas.



É o bairro mais alto da cidade, variando de 1.100 a 1.270 metros de altitude e possui um clima bem mais ameno que o do centro da cidade, situado a 850m de altitude. Exatamente como o vizinho bairro Mangabeiras, possui uma espetacular vista da cidade. Limita-se, também, com os bairros Vale do Sereno eVila da Serra, já no município de Nova Lima.









O Belvedere é um dos bairros mais nobres de Belo Horizonte. Seu traçado diferenciado e arquitetura arrojada, dão um toque especial ao lugar.


Não há dúvidas de que a modernidade é um ponto forte do bairro, a começar pela instalação do primeiro grande centro de compras de Belo Horizonte, o BH Shopping.





A região da LAGOA SECA é um dos pontos super valorizados do bairro. Além da beleza natural várias pessoas ( moradores ou não) usam esse espaço com verdadeiro calçadão à beira mar.
A região possui uma paróquia que foi criada em 27 de fevereiro de 1986, pelo Arcebispo Cardeal Dom Serafim Fernandes de Araújo recebendo o nome de Paróquia Nossa Senhora Rainha. Atualmente o Paroco Padre Alexandre Fernandes de Oliveira e o Vigário Padre Dalmo Riggio celebram, administram e conduzem evangelização da comunidade.

O Bairro ainda divide-se em Belvedere I, II e III. Casas e prédios mas a maior parte da região são de apartamentos de alto luxo com metragens superiores a 150 m2 e com área de lazer completíssima.


Pesquisando na internet descobri vários artigos super interesssantes sobre a vida desse glamouroso bairro. Para saber outras curiosidades e aprofundar na história do Belvedere é só acessar as fontes que indico.







Nenhum comentário:

Postar um comentário