O Profissional de Vendas deve ter visão de
empresário e agir como tal. É preciso entender que mudanças ocorrem
constantemente no mundo, no perfil dos clientes e que hoje o cliente compra
solução.
Considere que o mundo (das vendas) de hoje é muito diferente
do que foi no passado, por dois motivos principais:
As pessoas tendem a ser mais prudentes ao gastarem seu
dinheiro;
Há grande oferta de bens de consumo no mercado, marketing
arrojado e diferentes canais de propaganda.
Vender no mundo de hoje é muito mais do que oferecer,
entregar o produto e receber o dinheiro; envolve um conhecimento profundo do
produto, da empresa e do cliente e é preciso desenvolver relacionamentos
duradouros e gerar satisfação para ambos os lados.
O que fazer para ser um “excelente” Profissional de Vendas no
mundo de hoje? Deve-se:
Fazer o planejamento estratégico pessoal;
Montar o plano de marketing;
Organizar a carteira de clientes;
Aprimorar-se continuamente e
Valorizar-se, ter postura e atitude de um profissional.
O Profissional de Vendas deve ser como:
O pintor, que utiliza um pincel e uma tela para criar uma
obra de arte. O Profissional de Vendas utiliza palavras para criar entusiasmo e
desejo pelos seus produtos. Isto exige um profundo conhecimento dos
produtos/serviços, da empresa, das técnicas de fechamento e, principalmente
precisa conhecer o cliente;
O engenheiro, que cria um edifício começando pela fundação. O
Profissional de Vendas utiliza-se dos passos da venda que ajudam a desenvolver
um relacionamento com seus clientes, permitindo que sua demonstração transforme
clientes em compradores;
O psicólogo, que incentiva o paciente a falar sobre si mesmo.
O Profissional de Vendas deve incentivar seu cliente a falar sobre suas
necessidades.
O artista, que a cada dia se apresenta de uma forma nova e
estimulante. O Profissional de Vendas deve estar disposto para apresentar seu
produto da mesma forma, como se todos os dias fosse uma estréia.
E para ser um Profissional de Vendas bem sucedido é
fundamental:
Ter total compreensão do processo da venda: conheçer as
pessoas, o produto, a empresa, as técnicas de vendas e, acima de tudo,
transmitir confiança;
Avaliar a forma como se dirige ao seu cliente. Não invada o
espaço dele. Estabeleça uma relação de confiança e crie um ambiente favorável a
concretização da venda;
Ouvir o cliente. Estabeleça um diálogo e não um
monólogo.Nunca interrompa seus clientes. Enquanto eles estão falando eles estão
comprando;
Ser claro e objetivo;
Cultivar bons relacionamentos e deixar seu cliente feliz por
ter investido tempo na sua visita;
Ter bons desempenhos, independente de seus problemas
pessoais;
Fazer os clientes gostarem e confiarem em você;
Não fazer promessas, se as fizer, cumpra e
Sempre sair disposto a vender.
No mundo de hoje, o mercado exige o aprimoramento das
habilidades e comportamento profissional. É preciso ter entusiasmo (vestir a
camisa da empresa), ambição, boa apresentação pessoal, persistência,
disciplina, consistência, fluência na comunicação, autocontrole, credibilidade,
boa memória e aprimorar-se continuamente.
É preciso também se utilizar de persuasão e rede de contatos,
utilizar estratégias deliberadas para influenciar ou persuadir os outros,
utilizar pessoas-chave como agentes para atingir seus próprios objetivos, age
para desenvolver e manter relações comerciais. É preciso estar sempre em
contato com muitas pessoas: clientes, concorrentes, técnicos, especialistas de
diversas áreas etc. Muitas vezes, são pessoas que não estão diretamente ligadas
ao seu negócio mas que, a qualquer momento, podem ser muito úteis. Busque
manter contato com as pessoas que podem se tornar fonte de informações e/ou
soluções para você.
Mais do que uma rede de contatos, precisa saber convencer as
pessoas a fazerem o que ela deseja. Convencer o cliente a comprar mais, por
exemplo.
Ter essa postura em cada visita, esforçar-se em propiciar o
melhor atendimento possível, ser profissional, fazer mais e melhor pelo
cliente, afinal a pessoa mais importante do seu negócio é o cliente.
Fonte/Imagem: CATHO EDUCAÇÃO
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