quinta-feira, 7 de março de 2013

Assim deve ser o Profissional de Vendas no mundo de hoje

O Profissional de Vendas deve ter visão de empresário e agir como tal. É preciso entender que mudanças ocorrem constantemente no mundo, no perfil dos clientes e que hoje o cliente compra solução.




Considere que o mundo (das vendas) de hoje é muito diferente do que foi no passado, por dois motivos principais:

As pessoas tendem a ser mais prudentes ao gastarem seu dinheiro;

Há grande oferta de bens de consumo no mercado, marketing arrojado e diferentes canais de propaganda.

Vender no mundo de hoje é muito mais do que oferecer, entregar o produto e receber o dinheiro; envolve um conhecimento profundo do produto, da empresa e do cliente e é preciso desenvolver relacionamentos duradouros e gerar satisfação para ambos os lados. 

O que fazer para ser um “excelente” Profissional de Vendas no mundo de hoje? Deve-se: 

Fazer o planejamento estratégico pessoal; 
Montar o plano de marketing; 
Organizar a carteira de clientes; 
Aprimorar-se continuamente e 
Valorizar-se, ter postura e atitude de um profissional. 


O Profissional de Vendas deve ser como: 

O pintor, que utiliza um pincel e uma tela para criar uma obra de arte. O Profissional de Vendas utiliza palavras para criar entusiasmo e desejo pelos seus produtos. Isto exige um profundo conhecimento dos produtos/serviços, da empresa, das técnicas de fechamento e, principalmente precisa conhecer o cliente; 

O engenheiro, que cria um edifício começando pela fundação. O Profissional de Vendas utiliza-se dos passos da venda que ajudam a desenvolver um relacionamento com seus clientes, permitindo que sua demonstração transforme clientes em compradores; 

O psicólogo, que incentiva o paciente a falar sobre si mesmo. O Profissional de Vendas deve incentivar seu cliente a falar sobre suas necessidades. 

O artista, que a cada dia se apresenta de uma forma nova e estimulante. O Profissional de Vendas deve estar disposto para apresentar seu produto da mesma forma, como se todos os dias fosse uma estréia. 

E para ser um Profissional de Vendas bem sucedido é fundamental: 

Ter total compreensão do processo da venda: conheçer as pessoas, o produto, a empresa, as técnicas de vendas e, acima de tudo, transmitir confiança; 

Avaliar a forma como se dirige ao seu cliente. Não invada o espaço dele. Estabeleça uma relação de confiança e crie um ambiente favorável a concretização da venda; 

Ouvir o cliente. Estabeleça um diálogo e não um monólogo.Nunca interrompa seus clientes. Enquanto eles estão falando eles estão comprando; 

Ser claro e objetivo; 

Cultivar bons relacionamentos e deixar seu cliente feliz por ter investido tempo na sua visita; 

Ter bons desempenhos, independente de seus problemas pessoais; 

Fazer os clientes gostarem e confiarem em você; 

Não fazer promessas, se as fizer, cumpra e 

Sempre sair disposto a vender. 

No mundo de hoje, o mercado exige o aprimoramento das habilidades e comportamento profissional. É preciso ter entusiasmo (vestir a camisa da empresa), ambição, boa apresentação pessoal, persistência, disciplina, consistência, fluência na comunicação, autocontrole, credibilidade, boa memória e aprimorar-se continuamente. 
É preciso também se utilizar de persuasão e rede de contatos, utilizar estratégias deliberadas para influenciar ou persuadir os outros, utilizar pessoas-chave como agentes para atingir seus próprios objetivos, age para desenvolver e manter relações comerciais. É preciso estar sempre em contato com muitas pessoas: clientes, concorrentes, técnicos, especialistas de diversas áreas etc. Muitas vezes, são pessoas que não estão diretamente ligadas ao seu negócio mas que, a qualquer momento, podem ser muito úteis. Busque manter contato com as pessoas que podem se tornar fonte de informações e/ou soluções para você. 
Mais do que uma rede de contatos, precisa saber convencer as pessoas a fazerem o que ela deseja. Convencer o cliente a comprar mais, por exemplo. 

Ter essa postura em cada visita, esforçar-se em propiciar o melhor atendimento possível, ser profissional, fazer mais e melhor pelo cliente, afinal a pessoa mais importante do seu negócio é o cliente. 






Fonte/Imagem: CATHO EDUCAÇÃO EXECUTIVA - Cursos Online, Cursos executivos, Cursos de formação, MBA, MBA Online, Artigos 

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